Início > Informática, Notícias > Mayara Petruso O dia que o preconceito tomou conta do twitter

Mayara Petruso O dia que o preconceito tomou conta do twitter

Ontem, dia do resultado das eleições presidenciais, que deveria ser um dia de festa da democracia, ficou marcado como um dia em que o preconceito e o ódio tomou conta do Twitter, tão popular que é no Brasil. Um dia em que os Nordestinos foram tratados de forma altamente discriminatória. Um dia para não ser esquecido.

No Brasil, é muito comum se escandalizar com preconceito contra negros e gays. Casos assim ocupam páginas de jornais, provocam discussão e tem o tratamento que merecem ter. Mas, infelizmente, ainda existe o preconceito com relação à região de procedência, que é algo ainda pouco levado a sério e divulgado pela imprensa. E é algo que me assusta pela proporção com que tem crescido.

Eu sou Nordestina, de Fortaleza, Ceará. Nascida e criada aqui, com todos os sotaques e trejeitos característicos da região. Falo “oxente” e “vixe”, porque cresci com estas palavras fazendo parte do meu vocabulário. E tenho um baita orgulho de ser cearense. Por nada sairia daqui, porque aqui é o lugar que eu amo e onde me sinto feliz, com seus defeitos e virtudes.Por isso, me senti muito ofendida e triste com as mensagens que vi ontem no Twitter.

Para quem não acompanhou, tivemos um espetáculo digno de Goebbels. Vergonhoso, repugnante, capaz de fazer qualquer nordestino se sentir mal. Ver pessoas incitando a discriminação, pessoas com estudo e conhecimento incompatível com suas palavras, me provocou uma profunda tristeza.

Vejam vocês a que nível chegamos:

 

 

@mayarapetruso

 

Há muitos mais. Basta fazer uma busca no Twitter por “Nordestino“. Me recuso a comentar estes tweets.

Para quem não sabe, isso dá cadeia. Quem diz é a lei 7.716, de 1989, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente. A lei afirma:

Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Pena: reclusão de um a três anos e multa.

§ 2º Se qualquer dos crimes previstos no caput é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza:
Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

§ 3º No caso do parágrafo anterior, o juiz poderá determinar, ouvido o Ministério Público ou a pedido deste, ainda antes do inquérito policial, sob pena de desobediência:

I – o recolhimento imediato ou a busca e apreensão dos exemplares do material respectivo;
II – a cessação das respectivas transmissões radiofônicas ou televisivas.
III – a interdição das respectivas mensagens ou páginas de informação na rede mundial de computadores.

O preconceito tem que ser divulgado, não pode simplesmente ser aceito ou ignorado. O preconceito é crime e deve que ser tratado como tal. Não é porque uma pessoa nasceu em outra cidade, outro estado, outra região que será menos capaz do que você. Somos todos brasileiros, apesar das diferenças regionais.

Da mesma forma como muitos nordestinos são discriminados ao ir para o sul/sudeste, somos todos discriminados ao irmos para os Estados Unidos ou Europa, porque para eles tanto faz se você fala oxente, meu ou bah. Você é brasileiro e será taxado e julgado por isso. Agora imagine sofrer isso no seu próprio país.

Espero que você que é leitor do Mundo Tecno, reflita sobre isso. Tenho certeza de que, como meu leitores são pessoas inteligentes, irão se arrepender caso tenha falado alguma bobagem, e eu o desculpo por isso. Espero também que tenham consciência de que, no final das contas, nós estamos todos no mesmo barco.

Respeito ao próximo é o primeiro passo para vivermos em um país melhor. Então, vamos nos respeitar?

 

 

  1. Fez merda?
    03/11/2010 às 23:30

    Parabéns a mayara peidosujo! Uma salva de palmas à inteligência de nossa heroína!
    Depois de incitar o povo (os paulistas) a desmoralizar os nordestinos, ela nos aparece com uma medida de igual valor e intensidade para, dizendo um português claro, “tirar o dela da reta”.
    REALMENTE um pedido de desculpas pode remediar a merda feita.
    “A garota será alvo de duas ações: uma por racismo e outra por “incitação pública ao ato delituoso”. A primeira estipula pena de 2 a 5 anos de detenção, e a segunda, de 3 a 6 meses de reclusão ou multa. O crime de racismo é imprescritível e inafiançável.” (fonte: yahoo.com)

    VIVA MAYARA!!!
    “Fez merda irremediável? É só pedir desculpas” =D

  2. Nayara
    04/11/2010 às 9:25

    Especialmente quero deixar minhas horas nordestinas para mayara que infelizmente quese seria minha xara mais graças a Deus ele não cometeu essa injustiça de termos o nome tão parecido e duas pessoas tão diferentes de preconceitos e EDUCAÇÃO,dilma ganha por capacidade vc deveria está honrada por está sendo representada por uma mulher no poder TENHO ORGULHO DE SER NORDESTINA VICEE … pelo menos os nordestinos não vem falando merda na net somos nordestinos e EDUCADOS Com CULTURAS
    tenho vergonha de sofrer tanto preconceito dentro do meu proprio PAÍS !!
    Venho aqui lhe deixar um CONVITE venha conhecer nossas praias DESLUMBRANTES nossa CULTURA MARAVILHOSAS GARANTO QUE VC VAI SER MUITO BEM RECEBIDA PELO MEU POVO NORDESTINO PRECONCEITUOSAAAA!!VIVAAAAAAAA A ELA
    ÔXENTE BIXINHAAAAAA

  3. Nayara
    04/11/2010 às 9:28

    Agora Segura O baque Que o Tombo é grande viiiiceeee??
    Fez merda agora aguenta as conseguencias
    MERDAS CAGADAS NÃO VOLTAM PARA O C…

  4. Rosa Gris
    04/11/2010 às 10:03

    “É Mayara, só queria ver sua cara!” Rima bem chinfrim, né? Combina com vc!!!

  5. ANA LUCIA
    04/11/2010 às 13:38

    Olha só a irônia, uma idiota que está se formando em direito, posta uma merda desta numa rede social, já sabendo que poderá sofrer um processo por crime de discriminação a nordestinos na qual sou uma com muiiiiiito orgulho, pois graças a Deus que não temos uma idiota como tal no nosso Estado.
    Com isso só posso dá alguns adjetivos a está figura:
    idiota, burra, inteligência de gegue, vaca, estas são algumas que consigo informar agora para expressar a raiva que todos estão sentindo por está mal amada, talves ela sofra de AVC: angústia da vagina carente.

  6. Bahia de Camamu
    04/11/2010 às 18:42

    Ela deveria ser enviada ao iran e condenada a morte por apedrejamento junto com a moça que seria morta anteontem, vamos aproveitar que foi adiado e anvia-la, ja que pra ela n existe direitos humanos e nem democracia, esta seria e melhor solução.

  7. Valter de Souza Pinho
    04/11/2010 às 23:23

    Que pena Nayara, você precisa ter mais Deus no coração. Respeitar os irmãos nordestinos que tanto contrubui para o crescimento do Brasil, inclusive de São Paulo. Estou rezando por você, e peço a Deus que te proteja por onde você andar. É preciso tomar cuidado com que falamos, para não cairmos no ridículo, e “lembre-se que com a mesma medida que julgamos as pessoas nõs seremos julgados por Cristo”.
    Crie juizo e seja mais prudente no que você vai falar. Pense nisso.

    Deus te proteja!

  8. Edson
    05/11/2010 às 0:54

    Concordo plenamente com o companheiro Bahia de Camamu, acho que ela deveria ser expulsa do País, mandar ela para o Irã, fazer companhia com a outra que está no corredor da morte, acho que aqui no Brasil não terá mais lugar pra ela.

  9. Juraci
    05/11/2010 às 1:08

    Acho que a melhor forma de acabar esse ódio dos sulistas seria separar o Norte e Nordeste do Sul do País, e impedí-los a eles acesso a qualquer riquezas das regiões Norte e Nordeste, saibam que a região amazônica tem muitas riquezas e é cubiçada por muita gente.

  10. Ortência PB: JOÃO PESSOA
    05/11/2010 às 11:09

    Eu não entendo esse preconceito imbecil que ESSA VADIA TEM Somos todos iguais,você NÃO É MELHOOOOOOOOR QUE NGM,ela é formada em direito é? que burra, vai estudar história e ve o que o passado do nordeste representa para o Brasil! é impressionate como as pessoas do sul são metidos a inteligente, porém inteligência significa cohecimento! Isso tudo é uma pena que assim como essa moça estudante de direito muita gente ainda não conhece o meu nordeste cheio de riquesas e belesas naturais…
    Mulher se um dia eu te encontrace você na rua, eu te MOSTRARIA o q o nordestino tem de verdade,ai vc vai passar a nos respeitar SUA PUTA SAFADA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    AXOOOOOO QUE SEUS PAIS DEVEM TA MORRENDO DE VERGONHA DE TER CRIADO UM MONSTRO ,SEUS ARREPENDIMENTOS NÃO VÃO DA EM NADA QUERO QE VOCÊ SE FODAAAAAAAAA ,VADIA DE QUINTA PIRRALHA –‘ E MIMADAAAAAA _|_

  11. Lincoln
    05/11/2010 às 12:48

    Mayara Tu ta lascada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Achou que aqui “nóis num tem advogado..srsr”..Ferrou,Chupa essa manga…

  12. marcos S. Nascimento
    05/11/2010 às 13:05

    Menina, aonde você foi arranjar tanto ódio assim contra um povo sofrido, aguerrido porém alegre, hospitaleiro e carismático? Tenho certeza de que você nunca foi a uma capital do Nordeste. É que a mídia apenas vendem a imagem negativa deste paraíso tropical. Eu te perdoou por este estereótipo mal-formado historicamente por este povo arretadamente maravilhoso e diferencial.
    Converta este teu ódio em seus estudos e verás que cometeste uma grande garfe.
    Abraços!

  13. 05/11/2010 às 20:26

    essa pirralha mimada tem que levar um tiro de 12
    na cabea. patricinha facista!

  14. Oziel Ferreira
    06/11/2010 às 8:28

    Sou descendente direto de pais portugueses, mas nascido em Sampa.
    Apesar de estar morando fora do Brasil por 15 anos, sempre volto a passeio epara rever amigos e parentes. Paulista tem mania de tratar nordestino em geral como “BAIANAO E/OU PARAIBA”. Pra ser cincero usei muito palavras perjorativas como essa. Hoje me arrependo muito. Tenho dois baianos, um piauiense, dois maranhenses e um alagoano que trabalham pra mim. Nao desejo empregados melhores.
    Sao respeitosos, trabalham duro, cuidam das familias pagam suas contas, enfim fazem tudo que uma pessoa honesta e suposto fazer.
    Ao povo nordestino, vai a minha admiracao e respeito. Aos preconceituosos e racistas, o meu desprezo.

  15. geraldo
    06/11/2010 às 9:35

    sou nordestino sim nao so tenho orgulho de ser nordestino como do estado de sao paulo estado este que mim acolheu se escolhemos a dilma e porque eo melhor para sao paulo eo brasil.

  16. Rosimario pernanbuco
    06/11/2010 às 15:01

    parabems mayara saiba que se nao fose os nordestinos voces nem viadutos tinham pra morar embaixo.sabe porque ……voces nao tem coragem de costruir voces dependem dos nordestinos para contruir tudo OK INDIIIIIOOOOOOOTAAAAAAAA e fracassada

  17. 06/11/2010 às 23:24

    06-11-10 as 23;20 oi nayiara tenho orgulho de ser nodestina e momento quero ter a educaçao q vc teve pois nem os animais do nodeste sao como vc ate os animais de quatro pata sao mais educado q vc vc merece e pegar uma grande sura q agente da em dez jumento so da em vc

  18. Nilda
    07/11/2010 às 1:14

    Quero registrar meu carinho e respeito a todo povo nordestino. Moro no Rio Grande do Sul e podem ter certeza que sou porta voz deste povo que aprendi a amar. Não podemos calar e aceitar este tipo de preconceito. Aqui também tem os grupos neonazistas que é outro absurdo assim como essa tal aí que me recuso de escrever o nome me causa enjoo. Basta de preconceito! Entrem com processo na justiça façam valer a lei 7.716, ela não pode ser uma futura advogara com este olhar doentio. Ela tem que pagar pelo que fez todos os danos causados a todo um povo toda uma história. Meu fraterno abraço a todos os nordestinos.

  19. viemar
    09/11/2010 às 14:01

    EU QUERO Q ESTA VAGABUNDA MAYARA UM DIA A PAREÇA PELO O NORDESTE
    LA TEM COISAS BONITAS PRA ELA VÊ ESTA PILANTRA SAFADA ELA TEM Q SER AMARRADA E EMCIMA DE UM FURMIGUEIRO QUEM SABE ASSIM ELA A PRENDE A RESPEITAR AS PESOAS
    VC VACA NAO SERVE NEN PRA LAMBER O CHÂO POR ONDE PASA UM NORDESTINO CRETINA QUEM SABE UM AJENTE SE CRUSA PORAI SERIA INTERESANTE EU DÀ UMA OLIADA NO SEU FUCIM È FUCIM MESMO POR VC NAO È JENTE

  20. maria
    15/11/2010 às 0:26

    manda ele pra cadeira eletrica, sua vaca vc vai morrreeeeeeeeeeeee, não saia de casa, porque ja tem muita gente de olho em vc….cuidado por onde andares agora , vc cavou sua cova…..kkkkkkkkk

  21. maria
    15/11/2010 às 0:35

    maiara vc ja viu como são paulo é sujo, as ruas são podres de sujeira,coco esta em toda as partes…o rio tiete fede…vai para uma igeja rezar pedir perdão pelos seus pecados sua rejeitada……..pela familia e agora por todos…mula a justiça vai ser feita se deus quizer e vc vai se ferrar porque vc é paulista que se achava e agora é uma merda que esta escondida………tenho pena de vc….e de sua familia que não meresse vc, eles deveriam tirar vc do testamento,eles devem estar com muita vergonha de vc ….mula se esconda mesmo…..

  22. 15/11/2010 às 0:39

    maiara vc ja viu como são paulo é sujo, as ruas são podres de sujeira,coco esta em toda as partes…o rio tiete fede…vai para uma igeja rezar pedir perdão pelos seus pecados sua rejeitada……..pela familia e agora por todos…mula a justiça vai ser feita se deus quizer e vc vai se ferrar porque vc é paulista que se achava e agora é uma merda que esta escondida………tenho pena de vc….e de sua familia que não meresse vc, eles deveriam tirar vc do testamento,eles devem estar com muita vergonha de vc ….mula se esconda mesmo…..

  23. Adão Cabral
    16/11/2010 às 15:11

    Eis uma poesia prá Mayara e prá quem pensa igual a ela refletir a mensagem…sei que ela é capaz, pois sei que ela não é(será que não?) “burra”.

    Cidadão
    Zé Geraldo
    Composição: Lucio Barbosa

    Tá vendo aquele edifício moço?
    Ajudei a levantar
    Foi um tempo de aflição
    Eram quatro condução
    Duas pra ir, duas pra voltar
    Hoje depois dele pronto
    Olho pra cima e fico tonto
    Mas me chega um cidadão
    E me diz desconfiado, tu tá aí admirado
    Ou tá querendo roubar?
    Meu domingo tá perdido
    Vou pra casa entristecido
    Dá vontade de beber
    E pra aumentar o meu tédio
    Eu nem posso olhar pro prédio
    Que eu ajudei a fazer

    Tá vendo aquele colégio moço?
    Eu também trabalhei lá
    Lá eu quase me arrebento
    Pus a massa fiz cimento
    Ajudei a rebocar
    Minha filha inocente
    Vem pra mim toda contente
    Pai vou me matricular
    Mas me diz um cidadão
    Criança de pé no chão
    Aqui não pode estudar
    Esta dor doeu mais forte
    Por que que eu deixei o norte
    Eu me pus a me dizer
    Lá a seca castigava mas o pouco que eu plantava
    Tinha direito a comer

    Tá vendo aquela igreja moço?
    Onde o padre diz amém
    Pus o sino e o badalo
    Enchi minha mão de calo
    Lá eu trabalhei também
    Lá sim valeu a pena
    Tem quermesse, tem novena
    E o padre me deixa entrar
    Foi lá que cristo me disse
    Rapaz deixe de tolice
    Não se deixe amedrontar

    Fui eu quem criou a terra
    Enchi o rio fiz a serra
    Não deixei nada faltar
    Hoje o homem criou asas
    E na maioria das casas
    Eu também não posso entrar

    Fui eu quem criou a terra
    Enchi o rio fiz a serra
    Não deixei nada faltar

    Hoje o homem criou asas
    E na maioria das casas
    Eu também não posso entrar

  24. 18/03/2011 às 11:07

    tu vai morrer safada vai ser aqui no nordeste e vai ser estrupada e arobada pelo um jumento que vai aranca teu utero pela tua boca depois joga para os ratos

  25. 18/05/2013 às 13:48

    Concordo plenamente

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

