Início > Notícias > OAB-PE avisa: Não é só Mayara Petruso que pode ser processada por racismo

OAB-PE avisa: Não é só Mayara Petruso que pode ser processada por racismo

A repercussão gerada pelos tweets preconceituosos em relação aos nordestinos, responsabilizando-os pela vitória de Dilma Rousseff, foi parar na Justiça e pode não ficar restrita à estudante de direito Mayra Petruso.

A OAB-PE vai entrar com uma notícia-crime no Ministério Público Federal em São Paulo contra a usuária por ela ter postado, no domingo à noite, o tweet:

“‘Nordestisto’ não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”, escrito desta forma, com erro de português.

“A notícia-crime é contra Mayara Petruso porque, pelas informações que temos e por uma matéria publicada no Diário de Pernambuco, foi ela quem começou com as mensagens preconceituosas no Twitter entre a noite de domingo e madrugada de segunda-feira”, afirmou ao IDG Now! Henrique Mariano.

“Isso não significa que não possamos, no transcorrer do processo, oferecer notícia-crime às outras pessoas que também postaram mensagens preconceituosas”, afirma.

Segundo Mariano, Mayara, que “está devidamente identificada com nome e foto”, será alvo de duas ações: uma por racismo e outra por “incitação pública ao ato delituoso”. A primeira estipula pena de 2 a 5 anos de detenção, e a segunda, de 3 a 6 meses de reclusão ou multa.

“Entendemos porque ela incitou publicamente um crime por ter escrito e publicado ‘mate um nordestino afogado’”, diz.

Com toda a polêmica, o perfil de Mayara Petruso no Twitter (@mayarapetruso) foi apagado.

“É inadmissível”

O racismo por si só não pode ser tolerado, continua Mariano. Mas a situação é ainda mais grave, afirma, por se tratar de “estudante de Direito”.

“É inadmissível que uma futura profissional do Direito, que terá por obrigação defender os direitos humanos, faça uma coisa dessas. Por isso vamos oficiar a OAB de São Paulo para saber se a moça está inscrita como estagiária no órgão”, diz.

“Se estiver, vamos pedir a instauração de procedimento no tribunal de ética da OAB”.

A reação

Se as mensagens racistas são um ponto vergonhoso, a boa notícia é que muitos internautas se levantaram contra e condenaram com veemência o preconceito.

Demonstração disso é que foi criada, depois do surgimento dos tweets racistas, a página Xenofobia Não!.

O espaço denuncia os tweets racistas e pretende discutir a questão.

“De início, o surgimento deste Tumblr tem a ver com a exposição clara do preconceito contra os nordestinos após as eleições. As acusações foram das mais variadas: ignorantes, vagabundos, atrasados, filhos da puta, etc. Devido à grande repercussão do caso MayaraPetruso, resolvemos coletar os tweets”, consta no canal.

Como reação
ação Para combater a xenofobia, os internautas já criaram um site, o http://xenofobianao.tumblr.com/, onde estão sendo postadas as mensagens consideradas ofensivas. Depois de tanta polêmica, a usuária Mayara Petruso encerrou a sua conta no microblog. Mas os internautas já trataram de criar uma conta falsa (@nordestisto), que posta sátiras e críticas às declarações dela.

Mais informações a seguir.

 

Anúncios
  1. Fez merda?
    03/11/2010 às 23:27

    Parabéns a mayara peidosujo! Uma salva de palmas à inteligência de nossa heroína!
    Depois de incitar o povo (os paulistas) a desmoralizar os nordestinos, ela nos aparece com uma medida de igual valor e intensidade para, dizendo um português claro, “tirar o dela da reta”.
    REALMENTE um pedido de desculpas pode remediar a merda feita.
    “A garota será alvo de duas ações: uma por racismo e outra por “incitação pública ao ato delituoso”. A primeira estipula pena de 2 a 5 anos de detenção, e a segunda, de 3 a 6 meses de reclusão ou multa. O crime de racismo é imprescritível e inafiançável.” (fonte: yahoo.com)

    VIVA MAYARA!!!
    “Fez merda irremediável? É só pedir desculpas” =D

  2. Giovanna
    03/11/2010 às 23:58

    Ela tem que ir pra cadeia! Esse monstro com roupa humana não pode ficar solta na rua. Ela ofende, ela morde, ela agrede e ela mata a dignidade e a ética da população brasileira. Ela destroi todos os direitos humanos. Ela acaba com a reputação brasileira. Em pleno século XXI, onde temos um maravilhoso Obama governando a maior potência do mundo; onde teremos uma grande mulher ‘Dilma’ como presidente do Brasil, não pode se calar diante de atitude tão repugnante como dessa Mayara Petruso. Ela precisa aprender que o Brasil tem Leis, que o Brasil tem Direito e que o Brasil tem Justiça. Ela precisa aprender todos esses ensinamentos na cadeia, uma vez que não conseguiu aprender nada disso na faculdade.

  3. Tania Marise
    06/11/2010 às 18:40

    É incompreensivel a atitude dessa moça que se diz estudante de um curso superior. Tenho certeza que ela não conhece nenhum nordestino e nem nunca teve o privilégio de visitar as praias do nordeste que são as mais belas praias do Brasil e muito menos, saber o quanto o nordestino tem contribuido com a nossa cultura em todas as áreas, como da música(Caetano Veloso), literatura (Jorge Amado), arte de representar (Chico Anísio) e muitos outros, não esquecendo do nosso Presidente. Aproveito até esta oportunidade para externar minha admiração e simpatia pelo povo nordestino, pois é o povo mais inteligente, criativo, alegre, hospitaleiro e prestativo que já conheci. É um povo que mesmo com pouco, sempre tem um sorriso nos lábios para oferecer.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: